Lider Nelson Mandela morre aos 95 anos de idade

credits http://on.rt.com/fkti0g
A file photo taken on March 15, 1994 shows the President of the African National Congress (ANC) Nelson Mandela raising a clenched fist to supporters upon his arrival for an election rally ahead of the April 27 general elections in Mmabatho. (AFP Photo / Walter Dhladhla)

Líder anti-apartheid sul-Africano Nelson Mandela morreu aos 95 anos em sua casa de Joanesburgo, familiares e amigos se reuniram para prestar suas últimas homenagens à figura icônica que inspirou milhões em todo o mundo.


O primeiro presidente negro da África do Sul passou quase três meses em um hospital de Pretória depois de ser admitido em junho e vem recebendo cuidados intensivos dos médicos desde setembro, quando ele teve alta do hospital e voltou para casa.
Seu neto Ndaba disse recentemente a uma emissora local que Mandela foi "não fazer bem em casa, na cama.".
Para muitos, o nome de Nelson Mandela recorda o momento histórico em 11 de fevereiro de 1990, quando prisioneiro 46664 foi libertado de uma sentença do trabalho duro de 27 anos. Uma experiência que teria quebrado a vontade dos indivíduos mais fortes, Mandela saiu da cela apertada com seu sorriso contagiante e determinação de aço ainda está intacta, seu sonho dos direitos democráticos para todos os sul-africanos mais próximos do que nunca.
Nascido em 18 de julho de 1918, na família real Thembu, Mandela gozavam de direitos não concedidos à maioria dos negros africanos. Ele perseguiu uma licenciatura em Direito na Universidade de Fort Hare e da Universidade de Witwatersrand, onde ele era o único nativo Africano na faculdade.
African National Congress (ANC) President Nelson Mandela greets young supporters who wait for atop a billboard in a township outside Durban, 16 April 1994 prior to an election rally. (AFP Photo / Alexander Joe)
Durante a presidência de Mandela, foram promulgadas uma série abrangente de reformas sociais para mitigar brutal legado do apartheid no país. Saúde gratuito foi introduzido para todas as crianças com idade inferior a 6, enquanto os gastos públicos com previdência e subvenções sociais aumentou dramaticamente. Além disso , a escolaridade obrigatória foi introduzida para as crianças africanas entre 6 e 14 anos de idade, enquanto refeições gratuitas foram fornecidos para até 5 milhões de crianças em idade escolar . Mandela também iniciou a Comissão Verdade e Reconciliação para investigar abusos de direitos humanos cometidas no passado .

Ao relembrar o legado de Nelson Mandela e sua luta contra o apartheid ao longo da vida , ao que parece montagem de mencionar brevemente Frederik Willem de Klerk , o sétimo e último presidente do apartheid - era África do Sul .

De Klerk é amplamente reconhecido por seus esforços para transformar a África do Sul para uma democracia multirracial , proporcionando igualdade de direitos a todos os cidadãos , independentemente da cor . Sem as contribuições de De Klerk para acabar com o regime branco de maioria , a jornada épica de Mandela pode ter sido marcado com muito mais violência.

Nelson Mandela dividiram o Prêmio Nobel da Paz com De Klerk em 1993 por seu papel em trazer um fim ao apartheid
AFP Photo / Alexandr Joe
Já o mais velho presidente Sul-Africano com a idade de 75, quando ele entrou no escritório, Mandela recusou-se a ficar para um segundo mandato, aposentando-se em 1999.

Em junho de 2004, aos 85 anos, Mandela, carinhosamente conhecido na África do Sul por seu nome de clã, 'Madiba', anunciou que iria se aposentar da vida pública.

Apesar de sua aposentadoria e da idade avançada, Mandela continuou seu trabalho humanitário nos bastidores. Ele era um forte defensor na luta contra a AIDS, a doença que devastou a população do continente Africano, que Mandela pessoalmente temia que ele não tivesse trabalhado duro o suficiente para eliminar.
Os 95 anos de idade, tinha sido internado no dia 08 de junho para uma infecção pulmonar recorrente, uma condição alguns têm especulado foi agravada pela sua contração da tuberculose, em 1980, enquanto ainda está sendo mantido na prisão. Enquanto a condição do doente de Mandela se deteriorou, os sul-africanos visitaram a casa de Joanesburgo líder espiritual do país. Muitos alunos deixaram as pedras pintadas de rolamento orações por sua recuperação fora dos portões de sua casa


Comments